Marketing pessoal nas redes sociais – Primeiros passos

A adoção de uma estratégia de marketing pessoal nas redes sociais é uma etapa obrigatória de qualquer plano de marketing pessoal na Internet já que atualmente, grande parte da promoção pessoal passa pelos relacionamentos criados nas mídias sociais.

É através das redes sociais que conseguimos criar os relacionamentos que compõem a essência de qualquer campanha de marketing nas redes sociais.

O marketing pessoal nas redes sociais tornou-se imperativo nos dias de hoje, uma vez que esse canal criou uma verdadeira revolução na forma de pessoas e empresas se relacionarem.

É através das redes sociais que muitas vezes se tem o primeiro contato com uma marca, seja ela pessoal ou corporativa. É justamente por isso que damos tanta importância às mídias sociais em um plano de marketing pessoal na Internet.

Os princípios do marketing pessoal nas redes sociais

Embora seja uma das áreas que maior retorno e projeção dentro de qualquer estratégia de marketing digital moderna, esse segmento é bastante sensível, e nos reservas algumas armadilhas.

Marketing pessoal nas redes sociais é muito mais que simplesmente criar um perfil em redes como LinkedIn, Facebook, Instagram ou Twitter. É necessário conhecer qual a função de cada canal dentro da sua estratégia e quais os recursos que cada uma dessas redes oferece.

A percepção da sua marca pessoal vai depender muito do seu uso dessas ferramentas, portanto, é preciso se preparar para usá-las.

Os principais pontos a serem observados na elaboração de uma estratégia de marketing pessoal nas mídias sociais:

    • Faça a uma distinção bem clara sobre o que é seu marketing pessoal nas redes sociais e o que é seu perfil privado;
    • Defina qual será a função de cada mídia social dentro do seu planejamento estratégico de marketing pessoal online;
    • Estude em profundidade a filosofia, funcionamento e as ferramentas de cada rede social em que você pretende atuar;
    • Defina uma linha de conteúdo para sua marca pessoal nas redes sociais.

Definir bem esses pontos é essencial para evitar alguns erros que já estão se tornando clássicos em presenças pessoais nas redes sociais.

A importância da sua marca pessoal nas redes sociais

Marketing pessoal nas mídias sociais

Os principais erros que percebo na criação de uma marca pessoal nas redes sociais dizem respeito justamente à falta de compreensão da finalidade do uso dessas ferramentas.

Um erro básico é achar que a presença pessoal nas mídias sociais é uma questão de encontrar pessoas nessas redes, quando na verdade é justamente ao contrário.

O objetivo das suas ações de marketing pessoal nas redes sociais é ser encontrado por recrutadores ou parceiros comerciais em potencial.

Como mencionado anteriormente, uma estratégia de Personal Branding nas redes sociais vai muito além da criação de perfis e construção da base de relacionamentos, sejam eles seguidores, como no caso do Twitter, amigos ou fãs como no Facebook ou conexões no caso do LinkedIn.

O essencial neste tipo de presença é justamente a interação com os outros participantes da rede para construção de pontos de contato que possam evoluir com o passar do tempo.

É preciso construir uma base alinhada com seus objetivos

Outro aspecto que deve ser muito bem avaliado em termos de marketing pessoal nas redes sociais é o da qualidade desses contatos.

É claro que uma base numerosa de contatos ajuda bastante na construção de uma presença online, mas de nada adianta você focar na quantidade de membros da sua lista se eles não estiverem alinhados com a sua estratégia e objetivos.

A qualidade da sua base de contatos é muito mais importante que a quantidade de pessoas com as quais você cria conexões.

Achar que um recrutador, cliente ou parceiro comercial vai se impressionar com o número de pessoas que você tem na sua base é pura ilusão.

Além do mais, de que adianta ter um mundo de gente seguindo o seu perfil, se essas pessoas não podem ajudar você a atingir os seus objetivos. Pura perda de tempo então.

Uma estratégia de marketing pessoal nas redes sociais não visa simplesmente construir uma Audiência, mas sim uma rede de contatos profissionais que tem como objetivo a evolução de ambas as partes que compõem a relação.

É uma questão de parceria intrínseca e não de exposição de imagem pura e simplesmente.

O marketing pessoal nas mídias sociais é o substituto natural para a primeira etapa da criação de relacionamentos profissionais, portanto, deve merecer uma atenção especial por parte de quem deseja criar uma marca pessoal na Internet.

Conhecer a filosofia e funcionamento dessas ferramentas é etapa fundamental para o sucesso nesta área, e a pesquisa é parte do seu dever de casa.

Para complementar sua leitura sobre este assunto, sugerimos que você também leia Como Criar Um Plano de Marketing Pessoal nas Redes Sociais.

Mantenha-se informado sobre marketing pessoal na Internet e outros assuntos que podem ajudar no desenvolvimento e promoção da sua carreira e negócios, assinando a nossa Newsletter.

Artigo anteriorComo criar um site pessoal profissional
Próximo artigoComo Criar Sua Marca Pessoal na Internet