Marketing Pessoal 2.0 – Seu Personal Branding na Web

A expressão marketing pessoal 2.0 entrou em nosso cotidiano de uma forma quase imperceptível, mas em termos corporativos, transformou-se em uma tendência sem volta.

Em um mundo conectado, como o que vivemos, ter uma presença sólida em termos de marketing pessoal na Internet tornou-se uma obrigação já que praticamente tudo hoje em dia gira em torno da grande rede.

Se o novo ambiente é esse, até mesmo por uma questão de sobrevivência, ou você se adapta ou vai se juntar aos dinossauros em seu caminho para a extinção.

Não há razão alguma para se assustar com o marketing pessoal 2.0 já que ele é fruto de um processo de inclusão de todos nos meios digitais, anteriormente dominados por programadores e Nerds de plantão.

Ter uma estratégia de marketing pessoal na Internet deixou de ser uma sofisticação para se tornar uma imposição do mercado de trabalho e dos negócios pessoais.

Se antigamente as empresas não podiam deixar de ter um site para não perder espaço no mercado, atualmente quem não pode deixar de tê-los são os profissionais que disputam um lugar ao sol em um ambiente cada vez mais competitivo.

Marketing Pessoal 2.0 e sua importância no seu futuro profissional
Como o Marketing Pessoal 2.0 afeta seu futuro profissional

E o quem vem a ser marketing pessoal 2.0

Concordo com vocês que a expressão “Marketing Pessoal 2.0” é bastante pomposa, mas na verdade, trata-se do bom e velho marketing pessoal aplicado ao cenário da Web 2.0 que vivemos hoje.

“Web 2.0 é um termo criado em 2004 pela empresa americana O’Reilly Media para designar uma segunda geração de comunidades e serviços, tendo como conceito a Web como plataforma” – Wikipédia

O ambiente de interação e participação em que se transformou a Internet de hoje, exige dos profissionais, uma presença, mínima que seja, para se manter em evidência no mercado de trabalho, e por que não dizer, nos negócios pessoais.

O marketing pessoal na Internet passou a ser tarefa obrigatória para quem deseja mostrar seu trabalho e ser identificado para o preenchimento de posições no mercado de trabalho, a medida em que cresce o uso das redes sociais nos processos de contratação, uma tendência que tende a se intensificar.

Em quanto, no passado, um currículo bem elaborado era meio caminho andado para uma boa colocação profissional, hoje em dia isso já não basta. As agências de RH e Headhunters se valem de informações disponíveis na Internet, seja através de buscas no Google ou perfis nas redes sociais como, por exemplo, o LinkedIn.

Qual o seu caminho para o marketing pessoal na Internet

O marketing pessoal na Internet não se trata mais de uma opção, mas sim uma imposição do mercado. Para não perder o barco do momento atual da tecnologia e comunicação, o que você pode fazer?

  • Desenvolva um plano de marketing pessoal na Internet o mais rápido possível;
  • Quebre seus bloqueios em relação à tecnologia e torne-a sua parceira;
  • Organize seu dia para ter tempo de ter uma presença pessoal na Web.

Da mesma forma que a expressão marketing pessoal 2.0 pode parecer distante de você, acredite, ela está muito mais perto e é muito mais fácil do que você imagina.

Quer torna-la íntima? Acompanhe as publicações de nosso site através da nossa Newsletter e fique informado sobre o marketing pessoal 2.0 e também diversos outros assuntos referentes ao seu desenvolvimento profissional.

Artigo anteriorFacebook versus LinkedIn
Próximo artigoO que você deve ou não deve fazer no Linkedin