Blog para marketing pessoal – Como criar um?

O blog para marketing pessoal é uma ferramenta fundamental em qualquer pessoa que deseja criar sua marca pessoal na Internet, pois é nele, que no final das contas, se concentram todas as ações de divulgação.

Se você está pensando em criar um blog pessoal, é bom conhecer algumas recomendações para que ele tenha as condições básicas de se transformar em uma ferramenta eficiente dentro da sua estratégia de marketing pessoal na Internet.

Existe uma grande diferença entre criar um blog por divertimento e um blog para marketing pessoal.

No caso do marketing pessoal, você está representando a sua marca e por isso, é preciso dedicar toda atenção possível e se cercar de todos os recursos para que ele fique o melhor possível.

Abaixo, listamos algumas sugestões dadas por Alberto Valle, consultor e instrutor de marketing digital da equipe da Academia do Marketing, escola carioca especializada em treinamentos na área do marketing digital e mídias sociais.

Registre um domínio para o seu blog pessoal imediatamente

O primeiro passo para criação de um blog para marketing pessoal é o registro do domínio, uma operação fácil que deve ser feita por você mesmo no site da FAPESP, órgão encarregado da administração dos endereços .COM.BR  no Brasil.

Dê preferência a um domínio que inclua seu nome na estrutura, do tipo www.fuladodetal.com.br, pois isso ajudará bastante da hora de conseguir uma boa posição nas ferramentas de busca.

Um blog para marketing digital envolve custos

Esqueça essa história de que na Internet é tudo de graça. A regra na Web 2.0 é: “You get what you pay for”. Nem o sinal da sua Internet é de graça, imagine o resto!

Por isso, ao partir para criação do seu blog para marketing pessoal, opte por soluções profissionais, tanto em termos de plataforma quanto layout do blog. Esqueça essa coisa de hospedagem grátis e templates distribuídas ao milhões.

Dê preferência a uma hospedagem própria com plataforma WordPress e uma template profissional.

Seu blog pessoal é a porta de entrada para sua marca pessoal, portanto, uma boa estrutura e uma ótima apresentação, são itens essenciais para o sucesso. Essa estrutura tem um custo aproximado de R$ 20,00 ao mês, nada exorbitante.

Planeje cuidadosamente seu blog para marketing pessoal

Nada de improvisos! Dedique todo tempo possível para planejar o blog da sua marca pessoal na Internet. Escolha muito bem as categorias de assuntos, a estrutura de menus e todos os outros elementos que irão compor o seu blog.

Não se esqueça que ele é um dos seus cartões de visitas digitais e por isso deve passar a melhor impressão possível, tanto no que diz respeito ao visual, quanto conteúdo e experiência de navegação.

A importância do blog para o marketing pessoal

Produza conteúdo exclusivo e relevante para o seu blog

Não esqueça que um blog para marketing pessoal é uma ferramenta de trabalho e divulgação e por isso, nada de sair publicando qualquer coisa que lhe venha a cabeça nele.

O seu blog pessoal é uma grande vitrine e como em qualquer “loja”, sua vitrine deve conter o que você tem de melhor para poder prender a atenção dos visitantes.

Integre seu blog pessoal com outras redes sociais

Como dito no início desse artigo, um blog para marketing pessoal é o centro de todas as ações de marketing pessoal nas redes sociais e por isso é importante você criar elementos de interação com essas mídias.

Uma das etapas de qualquer estratégia de marketing nas mídias sociais é a de SMO – Social Media Optimization, que consiste, entre outras coisas, em criar opções de compartilhamento de conteúdo com as outras redes sociais.

Os botões sociais como “Curtir” e “Tweetar” devem estar bem visíveis e localizados em posições estratégicas para ajudar na propagação da mensagem.

Promova seu blog em todas as redes sociais

Lançado o blog, é hora de promove-lo também nas redes sociais. Inclua um link para ele em todos os perfis que você criar, como no Linkedin, Twitter e Facebook.

Isso além de facilitar o acesso para quem deseja saber mais sobre você, ajuda no posicionamento do blog nas páginas de respostas do Google. Não se esqueça que o marketing pessoal no Google é um dos pilares da sua presença online.

Monitore o blog e saiba mais sobre quem se interessa por você

O monitoramento é uma função básica de toda ação de marketing digital e em um blog para marketing pessoal nada muda. Instale o Google Analytics em seu blog tão logo ele esteja pronto e acompanhe os acessos e ações das pessoas que o visitam.

Identifique áreas de maior interesse e as origens do tráfego para poder refinar tanto seu conteúdo quanto a eficácia das suas ações online como publicações em outras redes sociais.

Ao contrário do que muita gente acredita, o uso do Google Analytics no marketing pessoal não é requinte, é necessidade.

Interaja sempre

Nunca deixe uma pergunta em seu blog pessoal sem resposta. A interação e criação de laços de relacionamento são os fundamentos do marketing pessoal 2.0 e por isso, seja o mais interativo possível no espaço que é dedicado a você.

Agradeça elogios e responda sempre que houver alguma pergunta nos comentários dos seus posts.

Montar um blog para marketing pessoal não é nada difícil, mesmo para quem não possui conhecimentos técnicos. E você? Já tem o seu? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing

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